07 outubro, 2010

O fator Arouca.

Arouca, chegou ao Santos, depois de uma passagem apagada pelo São Paulo. Veio em uma negociação, que resultou na ida do também volante Rodrigo Souto para o clube da capital. Uma negociação aliás, muito criticada. Talvez, pela forma que foi feita. O contrato do Rodrigo Souto com o Santos, acabaria em 6 meses. Arouca, tinha mais 3 anos de contrato com o São Paulo. Logo, passados 6 meses, Rodrigo Souto seria jogador em definitivo do São Paulo, e Arouca teria que voltar ao clube do Morumbi. Ou, então, o Santos teria que exercer o direito de compra do jogador, avaliado em R$ 8 milhões. E, graças ao futebol mostrado por Arouca, o Santos fez ''nascer'' esse dinheiro, e comprou seu passe.
Em um time que se tem Robinho, Ganso e Neymar, é impossível um primeiro volante, destruidor de jogadas, se destacar. Certo? Erradíssimo. Arouca, mostrou que vale os R$ 8 milhões investidos nele, e mais do que isso. Mostrou que vale muito mais que R$ 8 milhões.
Quem acompanha futebol, dificilmente vê um primeiro volante ser tão participativo no jogo. Claro, participativo, no setor ofensivo, como é o Arouca. Um primeiro volante clássico, que joga bonito, desarma na bola, sem cometer faltas, e ainda mune os meias e atacantes do time com passes precisos. Arouca, é definitivamente, essencial no time do Santos. Ainda mais agora, com a saída de Robinho, Wesley, Andre, e a contusão do Ganso. Ele, passou a ser o destaque. Os treinadores de futebol costumam dizer que todo time precisa de um pulmão, e o pulmão do Santos, tem sido o Arouca. Não somente o pulmão, mas o coração também.
Eu, fui um, dos que criticou a chegada do Arouca. Com certeza, foi a pior crítica que fiz. Se soubesse que o Arouca iria jogar 50% do que está jogando, teria ficado quieto.
Só queria entender, como ele não está na Seleção...